quinta-feira, 9 de março de 2017

Armadura de Deus

Texto Base: (Efésios 6.10-18)
O soldado romano quando saia à guerra estava totalmente equipado para enfrentar o inimigo. Tinha sobre si a armadura e as armas para se proteger. Assim é o crente quando desce ao campo de batalha. Deus não nos envia sem a devida proteção. Ele nos proveu toda a armadura espiritual e colocou à nossa disposição para nos revestir. Não sabemos quando o inimigo vem nos atacar. A ordem é: Tomai toda a Armadura de Deus. (Ef 6:10-13) Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; (2ºCo 10:5). Nós estamos em guerra, porém essa guerra não é travada com pessoas, mas contra forças espirituais do mal nas regiões celestiais (Ef 6:12). Nada pode tocar em quem esta nas mãos de Deus. Revestir de toda armadura de Deus, é se fortalecer no Senhor e na força do seu poder, logo a armadura de Deus e o próprio Senhor Jesus, o poder vem do Senhor, e não das qualidades e méritos humanos, mas das qualidades e méritos de Jesus que Ele nos deus na cruz do calvário, só podemos ter essa armadura através da salvação em Jesus, todo aquele que esta em Cristo que não anda segundo a carne, mas segundo o espirito (Rm 8.1), pode se apropriar da armadura de Deus, pela oração como disse o apostolo Paulo: Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto (Ef 10.18). Assim pode CINGIR OS LOMBOS COM A VERDADE que e a Primeira peça da armadura, essa verdade não e uma qualidade humana em oposição à mentira, essa e a verdade maior de todas que e Jesus, a verdade de Deus que tudo ver nada pode se esconder de Deus, a verdade humana por causa do pecado e hipócrita, falsa, mentirosa não e verdadeira. A verdade de Deus e Jesus, Só esta verdade que liberta e dar poder e força para enfrentar o adversário. Na armadura do soldado romano, cingir os lombos, fala do cinto que era uma das peças mais importantes da armadura, ele cobria parte do abdômen e dava suporte ao restante da armadura, era onde se amarrava a couraça, e onde era colocada a espada, tudo era suportado pelo cinto, por isso que Paulo começa dizendo que a verdade era o cinto da armadura, pois maior arma do adversário e o erro a mentira as heresias. Por isso em (Rm 8.32) nos diz e conhecereis a verdade e a verdade vos libertara. Só Jesus pode conduzir o homem na verdade, Ele é a verdade, para viver a verdade, a pessoa tem que reconhecer o seu pecado, renunciar a si mesmo, e ir após Jesus, seguir Jesus, em (Jo 8.12) Disse Jesus eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda em trevas, mas tem a luz da vida.  Então olhe para Jesus, siga Jesus, Seja imitador de Jesus para só assim não andar em trevas e só assim dar o bom testemunho, isso significa cingir os lombos com a verdade.  
A Segunda peça da armadura e a COURAÇA DA JUSTIÇA, essa não é a justiça humana que e comparada em (Is 64.6) a trapo de imundícia, mas e a justiça de Deus pela fé em Jesus, e a justiça pela qual Deus justifica os pecadores, a justificação ela funciona como uma couraça, a couraça era de metal e cobria o peito do soldado era firmada, no cinto pelo qual ele estava cingido, era a para proteção dos órgãos vitais, contra os golpes que poderiam ser fatais, em (Rm 8.33) nos diz: Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Só Jesus justifica da culpa do pecado, diante do acusador a própria consciência. Se você pecou e bom que sinta culpado porque se não sente culpa tem algo errado, por isso que o Espirito Santo nos convence do pecado da justiça e do juízo, somos justificados, pelos méritos de Cristo, e isso funciona como uma couraça que nos protege contra os ataques do adversário. A Terceira peça da armadura. E CALÇADO OS PES NA PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ, o causado do soldado romano era uma semi-bota, entrelaçada, com o solado de couro duro que tinha como objetivo, evitar os objetos pontiagudo que os inimigos jogavam no campo de batalha, as vezes o soldado corria descalço e os inimigos jogavam objetos, e aquilo feria o soldado e ele não podia continuar, para que ele pudesse correr no campo de batalha, com segurança e com firmeza, ele precisava ter os pês causados e protegidos.  O apostolo Paulo diz que isso representa a paz que o evangelho produz, pelo perdão dos pecados, que funciona como uma preparação para o combate, como os sapatos que o soldado colocava antes de entra no campo de batalha. Imagine ir a uma guerra contra o adversário, sem paz com Deus, não tem como ganhar, e preciso esta em paz, precisar ter Deus ao seu lado, e o evangelho que nos reconcilia com Deus, sem paz com Deus como escapara da condenação eterna, tenha paz com Deus. A quarta peça da armadura. E o ESCUDO DA FÉ, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Paulo se refere ao escudo como uma porta que não deixa ninguém entra, o escudo do soldado romano era feito de uma dupla folha de madeira, e as vezes coberto com couro molhado para impedir, que as flechas incendiadas, que eram setas, envolvidas em material inflamável, ao serem lançadas onde batia fazia incêndio, mas ao bater no escudo as setas morriam o fogo se apagava. 
O que funciona como escudo que apaga as setas do maligno, Paulo diz que é a Fé, mas Fé em que, Fé e o ato de crer, e a capacidade de confiar em alguma coisa, o que faz a diferença não e o fato de crer, mas naquilo em que você crer, exemplo se você crer numa mentira você vai pro inferno, mesmo tendo Fé, o que salva, não e o fato de que você tem Fé, mas aquilo em que você crer, quem salva e Jesus, se você tiver Fé em Jesus você será salvo, mas se tiver Fé nas crendices e heresias, você vai pro inferno, porque nenhuma dessas coisas salva, quem salva e Jesus Cristo.
Quando Paulo diz que a Fe funciona como escudo, e a Fe no Senhor Jesus, no evangelho, na verdade, pelo ouvir, ler e meditar na palavra de Deus, quando você faz isso a Fé nasce brota. Quer exercitar a Fé? Leia a bíblia, quem desperta a Fé e a palavra de Deus, à medida que você faz isso a Fé e a confiança em Jesus aumenta cresce. Quinta peça da armadura: É o CAPACETE DA SALVAÇÃO, o capacete era feito de couro e peças de metal, que protegia a cabeça do soldado, o capacete representa a salvação que nos e dada em Jesus, um crente seguro de sua salvação e um soldado que esta pronto para a batalha, porque o crente inseguro e como soldado vacilante, eles não sabe o que vai fazer. A base para ter a certeza da salvação e a misericórdia de Deus, então reaja ao amor de Deus, se levante se arrependa, mude de vida, não duvide da bíblia não duvide da existência de Deus. A certeza da salvação funciona como um capacete, que protege a cabeça e a mente, porque e na mente que a batalha e travada, e na cabeça que o adversário vai atacar, para lhe tirar da posição de segurança, então nunca se esqueça o que Jesus fez, se lembre sempre, da graça, da misericórdia, e das promessas de Deus.  Sexta e ultima peça da armadura de Deus: E A ESPADA DO ESPIRITO, QUE É A PALAVRA DE DEUS, esta espada que Paulo menciona era a, que o soldado levava na cintura, usava no corpo a corpo para a defesa, esta espada representa a palavra de Deus, Jesus quando foi tentado no deserto, em (Mt.4.4) para vencer as tentações Ele usou a espada do espirito que e palavra de Deus, dizendo Está escrito.
Na guerra espiritual, você só responder as duvidas os questionamentos, as mentira, as acusações, com esta escrito, mas como responder se não conhece a bíblia, Para poder rebater, as acusações às mentiras, as tentações que vem todo o dia, e preciso tomar a palavra de Deus como espada, e preciso conhecer a Deus, a sua vontade para não se conformar com o mundo (Hb 12.2).
Portanto, de que maneira, nos revestimos da armadura de Deus, como tomamos a verdade como cinto, a justiça como couraça, a paz do evangelho como sandália, a Fé como escudo, a salvação como capacete, e a palavra de Deus como espada, como tomar toda a armadura de Deus, para que possamos resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. A resposta e orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos (Ef 6.18). O crente tem o dever de orar sempre em todo o tempo em casa, no trabalho, na escola, na igreja, ter uma vida de constante oração comunhão com Deus e com os irmãos.  Deus vos abençoe. Amem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário