quinta-feira, 9 de março de 2017

Oração, Jejum e Vigilância

Oração, Jejum e Vigilância (2ºCo 10.4-5; Tg 5.16). O apostolo Paulo em nenhuma de suas cartas leva-nos a entender, que a vida Cristã será ou seria uma vida sem embates, toda a bíblia prevê dificuldades, adversidades, na vida Cristã o próprio Jesus numa certa feita em (João 16.33) disse no mundo tereis aflições, em (Efésios 6.10) nos diz que a nossa luta não é contra a carne, nem contra o sangue, mas contra as hostes espirituais da maldade nas regiões celestiais, sendo o nosso inimigo um ser espiritual as arma da nossa batalha não podem ser carnais, não podemos fazer da nossa força a resistência do braço, não contra as trevas, se estamos em luta espiritual a nossa arma e espiritual, o apostolo Paulo quando escreve aos efésios 6, ele fala da armadura de Deus e sita uma relação de armas espirituais que fazem parte da armadura de Deus, o escudo da Fe, a espada do espirito, o capacete da salvação, a couraça da justiça, causando os pês na preparação do evangelho da paz, essas armaduras são obtidas na presença de Deus, existe também a armadura humana carnal jurídica, muito não sabem vencer pela oração. E sobre a oração que vamos falar a bíblia nos incentiva, nos admoesta a oração constantemente, os quatro evangelhos que trazem a biografia de Jesus nos mostra que 1/3 da vida de Jesus era dedicada a oração, a bíblia mostra Jesus subindo ao monte ou indo ao deserto para orar ao entardecer e reaparecendo ao amanhecer, ou seja orou a noite inteira, quando os discípulos quiseram aprender alguma coisa com ele, ele disse tu quando orares entra no teu quarto e fecha a tua porta, e ora ao teu pai em secreto, e ele que a ti vê em secreto te recompensara, publicamente, mas quantas vezes eu me dirigi para falar com ele. Deus fala, o Senhor falava com Moises face a face como qualquer, falar com seu amigo (Nm 7.89) diz que todas as vezes que Moises entrava na presença do Senhor, o Senhor lhe falava da arca do testemunho. Em (1ºRs 18.32) Quando Elias estava no monte Carmelo, no desafio contra os profetas de Baal, foi a sua oração que destronou a ação da idolatria em Israel. Em (Daniel 10) fala que o profeta Daniel entrou em uma campanha de jejum e oração de 21 dias e quando o anjo traz a resposta a oração de Daniel, ele diz, no principio das tuas orações eu fui enviado para te trazer resposta, mas o príncipe do rei da perícia, atravessou no caminho, e o Senhor enviou Miguel um dos principais ele não é o único, e ele ficou a pelejar com o príncipe do rei da Percia, e eu vim te trazer resposta e vou voltar porque esta subindo o príncipe do rei da Grécia, e eu pelejarei contra ele por causa do teu povo, quando você entra em oração você provoca uma reação no reino espiritual, talvez seja por isso que nos acomodamos tanto em orar, porque menos oração mais acomodação, e quanto maior acomodação, menos vitorias alcançadas, deixamos para orar quando as coisas apertam, tem gente tirando férias da presença de Deus, a nossa vida precisa voltar ao principio da oração, precisamos regressar a aquelas madrugadas em que você se levanta sem saber porque se levantou, e der repente se ajoelha um pouquinho e conversa, com Deus essa e a arma da nossa vitória que não é carnal, e espiritual, e poderosa em Deus, ninguém atropela uma pessoa que vive de joelhos orando.  Vamos a alguns princípios da oração, e o que empoe autoridade e a graça obtida, pela oração. Primeiro ore ao pai em nome de Jesus, tem gente que pede coisas aos anjos, anjos que são espíritos ministradores, a serviço de Deus pela igreja, Jesus disse em (João 15.16) não vos escolhestes vos a mim, mas eu vos escolhi a vos, e vos nomeei para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo que pedirdes ao pai em meu nome ele vo-lo conceda. A oração e feita ao pai em nome do filho para obter resposta, (Jo 16.23-24) tudo que pedirdes ao pai em meu nome ele vo-lo conceda, eu preciso me ajoelhar diante de Deus em nome de Jesus, o nome de Jesus e como uma senha de uma conta bancaria, você não tem acesso ao saldo não faz saque sem a senha, quando você vai orar você digita a senha, Deus eu estou aqui em nome de Jesus, isso significa que eu não tenho méritos próprios, eu não tenho capacidade sou um pecador, nem seria recebido diante de Deus, mas Jesus vai na frente abrindo caminho, ele e intercessor, mediador, o apostolo Paulo disse que há um só mediador, entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem, como você esta se dirigindo a Deus em oração, quem faz e o Senhor , não é o homem, somos apenas instrumentos de Deus, e ele usa qualquer um e só se render a Ele, primeiro ore ao pai em nome de Jesus, segundo, depender do Espirito Santo na oração, pois e o espirito santo que nos impulsiona a parecença de Deus em (Rm 8.26-27) nos diz que nos não sabemos o que havemos de pedir, como convém, mas o Espirito Santo intercede por nos com gemidos inexprimíveis, e ele quem sonda os corações, e ele quem segundo a vontade de Deus, intercede pelos seus, sabe qual e a função do espirito na oração e traduzir a tua oração, as nossas palavras, em (Isaias 55.8-9) o Senhor diz os vossos pensamentos são menores do que os meus pensamentos, porque assim como o céus estão mais altos que a terra, assim os meus pensamentos estão a cima  dos vossos pensamentos, a nossa linguagem não atinge, a linguagem de Deus, não alcança a sua soberania, então o que o Espirito Santo faz ele pega a minha oração e leva ao nível da divindade, ele traduz e coloca na linguagem do pai, e a função de um interprete, e ele quem intercede por nos, as vezes se esta orando, e começa a falar em línguas espirituais isso acontece, o espirito anto vai conduzindo a oração a um nível espiritual tão profundo, que ele toma as tuas palavras e passa a orar em você, com você, através de você (1ºCo 14.14-15) quando oramos em línguas o nosso espirito pelo Espirito Santo ora bem, faz a oração perfeita em (1ºCo 14.2) quem fala em lingas não fala coisas de homens, mas coisas de Deus e falar em segredo com Deus na oração o apostolo Judas irmão do Senhor ele diz na sua epístola no vs 20 orando no espirito, e o que Paulo chama em (1ºCo 14.15) de orar com o espirito, orar em lingas espirituais, o espirito de Deus quer ajudar na oração para fazer-nos sentir a presença de Deus enquanto ora. Temos que Orar ao pai em nome de Jesus na depender do Espirito Santo. Terceiro principio da oração, as armas da nossa vitória, tem gente que quer vencer no grito na raça, na sabedoria humana, na vida cristã as armas da nossa milícia não são carnais, o terceiro e resolver o que vai pedir, o que você quer, da parte de Deus em (Tg 1.5) diz quem quer sabedoria, peça a Deus, peça porem com fé sem duvidar, sem ficar entre dois pensamentos, não saber o que quer da vida, e como um menino birrento que pede, pede e quando ganha não quer mais, Jesus disse em (Mt 7.7) pedi e dar se vos a buscai e achareis, batei e abrir-se vos a porque o que pede recebe e o que busca encontra acha, e ao que bate abrir se lhe a. Quando o cego de Jerico a beira do caminho clama filho de Davi tem misericórdia de mim, Jesus vai e pergunta a ele o que queres que eu te faça, o cego queria ver mas Jesus faz a pergunta, porque o cego poderia pedir qualquer coisa, e Jesus daria, por isso e importante saber o que quer antes de pedir, (Mc 5) A mulher do fluxo de sangue entrou no meio da multidão e tocou em Jesus e Jesus parou e disse alguém me tocou, e Pedro responde mestre a multidão te aperta todo mundo te toca e o senhor diz que alguém te tocou, Jesus disse alguém me tocou diferente, alguém me tocou com proposito, alguém me tocou porque sabia o que queria, ao me tocar, não bastar vir a igreja para encher o salão, você precisa ter proposito, o que você quer de Deus, em (Jo 5) Jesus chega a beira do tanque de Betesda e pergunta ao paralitico, que estava a beira do tanque a 38 anos, a bíblia não diz a idade dele mas que ele estava lá há 38 anos, e Jesus pergunta para ele você quer ficar são, ora se eu estou aqui a 38 anos esperando um anjo mover as águas, que movia periodicamente para me jogar dentro dele e ser curado eu nunca conseguir, e uma vez em 38 anos o que será que eu quero aqui, ficar são porque Jesus perguntou, porque você precisa decidir resolver, diante de Deus qual o seu proposito, de vida se nos ajoelharmos apenas para preencher tempo, nos não vamos alcançar o que queremos, as armas da nossa milícia não são carnais, então decida o que você quer, em quarto lugar, leia a Bíblia para firmar a sua confiança, a cerca do que você pede, porque e pela palavra de Deus que se obtém Fé (Lucas 18 alguém chegou a Jesus dizendo Senhor aumenta-nos a fé, e Jesus começa a falar se tiverdes fé como a de um grão de mostarda falareis ao monte, porque nada lhe será impossível (Mt 17.20). em (Rm 10.17) diz que a fé vem pelo ouvir da palavra de Deus. Salomão diz Em (PV 4.20) filho meu atenta para as minhas palavras inclina os teus ouvidos a minha instrução, não se aparte ela de diante de teus olhos, guarda as dentro de teu coração, porque são vida e para os que a encontram saúde para todo o teu corpo, o salmista no (Sal 119.49) diz a promessa do Senhor e a minha consolação na hora da angustia, e a tua promessa que me mantem vivo (Sal 119.49-50) se apegue a palavra creia o que esta escrito nela porque a palavra do senhor não volta vazia, Ex de Jorge Miler um dos heróis da fé, ele diz que leu a bíblia toda de gênesis a apocalipse 200 vezes, 100 vezes ele diz ter lido de joelhos, diz ele que contabilizou 7.365, orações que fez, desta 7.365, orações que fez, 7. 363 ele diz que o Senhor o respondeu na hora, ele não iniciava a oração sem antes ler um texto bíblico em voz alta, para alimentar a fé, e abastecer a sua confiança, então se apegue a palavra, para muitos a bíblia e apenas um livro comum, a palavra de Deus tem que se tornar real na minha e na sua vida, se apegue a palavra porque a promessa te mantem vivo, no desespero se pensa em fazer loucuras, e no desespero você se lembra da promessa e diz eu não vou sacrificar a promessa, se mantenha vivo pelo o que Deus lhe prometeu. Quinto creia que receberá, tudo que não e por fé, e pecado (Hb 11.6) diz que sem fé e impossível agradar a Deus, Jesus disse em (Mc 11.23) nos devemos orar, crendo que receberemos, e se orarmos crendo o Senhor entrara em ação pela nossa fé, O pai do jovem lunático, chegou para Jesus e disse cura o meu filho, e Jesus disse eu curo se você crer, e ele disse eu creio, ele da uma pausa e diz me ajuda na minha incredulidade, porque isso eu e você cremos, mas de vez em quando se duvida, o desespero vem, você crer mas Deus não respondeu e o aperto chegou, e você entra em crise, e tem gente que se sente no direito de estar decepcionado com Deus, porque Deus não lhe atendeu, Deus não tem obrigação nenhuma de atender, agora ele vai atender se você souber esperar, que ele o faça da sua maneira, a fé não e um principio perfeito quando chega em nos porque nos não somos perfeitos, mas fé e um principio ativo, e a fé que não se rende, a fé não e inerte, ela me leva a agir, mas me ensina a esperar, então espera, Deus tem maneiras diferentes de trabalhar, Israel passou pelo mar vermelho a pês enxutos, mas quando passou pelo rio Jordão teve que molhar os tornozelos, Jonas teve que ir por baixo das águas no ventre do grande peixe, Pedro andou sobre as águas, o apostolo Paulo em Atos 27 teve que nadar, quando naufragou na ilha de malta. Vejam só uns vai de pês enxutos outro tem que molhar os pês, outro tem que mergulhar, outro vai por cima das águas, e o outro se quiser nade, não importa como você chega do outro lado o importante e chegar, isso e uma questão de crer saber esperar o momento de Deus, por fé a bíblia diz quem crer não se aprece, as armas da nossa milícia não são carnais, irmão você não sabe quantas barreiras caem quando você se ajoelha na oração, em penúltimo lugar na oração interceda, ore pelos outros, (1ºSm 12.23) mas longe esteja de mim pecar contra o meu Deus, deixando de orar por vos, Paulo diz na (2ºTimoteo 2) que nos devemos levantar mãos santas em todo lugar, com orações suplicas e intercessões, por todos os homens, comumente mal temos tempo para orar por nos, em (João 17) e um capitulo inteiro Jesus orando pelos outros, ele dia pai eu rogo por estes, no vs 9 no vs 20 ele diz eu rogo por eles, no vs 21 ele diz eu peço por eles no vs 22 para que eles sejam e no vs 24 para que eles estejam, jesus ia pra cruz ia para o martírio, e em vez de se preocupar com ele, ele ora pelos outros, na ora da luta só nos concentramos nos nossos problemas o resto que se arrebente, mas quando você se desconcentra do seu problema, e que Deus entra em ação em seu favor, em (Jó 42.10) os historiadores dizem que Jó ficou 7 anos nas chagas, e três anos foi o período de recuperação, Jose ficou 10 anos na casa de Potifar e três anos na prisão escravo por treze anos, e pensamos que eles começaram a lutar de manhã e venceram a tarde, Jó ficou 41 capítulos questionando tentando entender discutindo conceitos, e argumentos, mas a bíblia diz que Deus só mudou o cativeiro de Jó quando ele orava pelos seus amigos, faça um compromisso com a pessoa que estar ao seu lado agora.
Estamos em um campo de peleja espiritual, o apostolo Paulo falando da nossa batalha ele diz que há uma peleja interior em nos, o espirito guerreia contra a carne, em outro texto João diz, em (1ºJo 2.  ) Que nos temos uma batalha contra o sistema mundano, também e uma guerra a ser vencida, e toda a bíblia sagrada nos espoe a batalha contra as hostes espirituais da maldade nas regiões celestiais, por conta disso o apostolo Paulo no texto que nos lemos lembra nos, que as armas da nossa milícia da nossa peleja não são carnais, mas poderosas em Deus, a gente não vence o diabo com chavões esta amarrado, a um principio bíblico, resisti o diabo e ele fugira de voz, primeiro passo e sujeita a Deus, quando eu me sujeito a Deus eu tenho autoridade, para resistir ao diabo, por meio da oração os discípulos em Mt 17 não poderão esposar, um espirito maligno que se apoderara do corpo de um menino, os apóstolos ficaram constrangidos quando o pai da criança chegou para Jesus e disse mestre, meu filho tem um problema um espirito se apodera dele o lança na água o lança no fogo, e eu trouxe aos seus discípulos para que eles repreendesse o demônio e eles não conseguiram, Jesus entra em sena e o menino e liberto depois o discípulos chamam Jesus a parte e perguntam, porque nos não conseguimos, jesus então os instrui, esta casta de demônios só se expulsa pela oração e pelo jejum em Mc 2 alguém questionou a Jesus, dizendo assim os discípulos de João jejuam, os fariseus também porque os teus não jejuam, e jesus então diz eles não precisam jejuar, enquanto o noivo estiver entre eles, mas quando o noivo for tirado, ai eles jejuaram, Jesus esta falando do fato em que a igreja tem, de ter uma vida de oração e o habito de jejua, a palavra jejum significa abstenção total ou parcial de alimentos,  já no hebraico transliterado para o português significa abstenção de alimentos com proposito devocional, jejum não e dieta ou passa fome, o jejum precisa ter proposito precisa ter meta, e ser dirigido ao Senhor, em muitas referencias bíblicas o jejum aparece associado a oração, mas em outras referencias e uma atividade espiritual de grande valia, para a vida espiritual de quem o pratica, a bíblia apresenta três tipos de Jejum, primeiro o jejum normal ou parcial, se abstêm de alimentos mas se mantem ingerindo água, entendesse que esse foi o jejum que Jesus fez durante 40 dias e 40 noites no deserto, Mt.4 após jejuar 40 dias e 40 noites teve fome, no deserto a primeira coisa que a pessoa sente não e fome e sede, o escritor se não faz menção da sede se entende que Jesus esta jejuando, com água isso e uma suposição pelo texto não se pode confirmar isso. E o jejum parcial, o segundo Jejum da bíblia e chamado de Jejum completo, o judeu fazia de um por do sol ate o outro por do sol, neste jejum o judeu não enjeria água nem outro alimento qualquer, (Ester 4.16) Ester jejuou três dias assim, (Atos 9.9) Saulo estava três dias sem comer e sem beber, era um jejum que os judeus costumava a fazer principalmente nas convocações nacionais, em (Joel 1.12) diz santificai o jejum apregoai um dia solene de consagração, uma nação inteira entrava em jejum com um proposito especifico, para alcançar de Deus uma benção, um perdão um milagre, e o terceiro tipo de jejum encontrado na bíblia e o jejum típico o individuo não se alimenta de todos os alimentos, mas fica no seu período de jejum se alimentando de um alimento, ou fruta especifica, (Daniel 10.3) diz que por três semanas esteve em jejum, manjar desejável não comi, nem vinho entrou na minha boca, e o chamado de jejum típico o judeu o pratica, quando é um jejum de um longo período, e se alimenta de pão e água e se consagrando ao senhor neste período. Quem vai determinar que jejum fara e o crente com o Senhor, porque esse e um tratado entre você e Deus amem. Apenas dois homens na bíblia fizeram um jejum completo sem comer e sem beber, por quarenta dias e quarenta noites, Moises e Elias, Moises em (Dt 9.9) e Elias (1ºRs 19.) na condição que Moises jejuou 40 dias e 40 noites ele não precisava comer a bíblia diz que no 7 dia de Jejum uma nuvem da gloria estava sobre o monte, e o senhor chamou Moises e disse entrar e Moises ficou o restante dos dias envolvido, pela gloria de Deus, ele foi alimentado pela e própria gloria, sustentado pela própria presença de Deus, no caso de Elias ele caminhou 40 dias e 40 noites sem comer e sem beber, mas antes um anjo chegou pra ele e disse levanta e come, e Elias comeu pão preparado, pelo anjo do Senhor, comeu pão do céu, ai o camarada pode levantar e caminhar, que ninguém o para. No novo testamento os evangelhos mostram o jejum de Jesus fez mostrando a sua decisão e exemplo, em (Atos 3.2 ) a igreja primitiva tinha o abito de jejuar, para buscar de Deus direção, para os seus projetos missionários e evangelísticos, a igreja era estimulada a jejuar, agora porque jejuar para que e porque, jejum não e dieta, jejum tem proposito espiritual de buscar a presença de Deus, porque o jejum e uma arma espiritual .
Primeiro proposito do jejum eu posso jejuam para honrar a Deus com o meu ato, com proposito de servir a Deus em adoração e dedicar-se ao senhor e consagrar-se pela mortificação do corpo para a posse de Deus, e um período de separação para que os impulsos carnais sejam mortificados e assim de liberdade e sensibilidade que o jejum gera para que o espirito atue, na minha vida, tem o proposito de consagrar o corpo ao senhor agindo contra as obras da carne, não precisa dizer que esta fazendo o jejum com faziam os fariseus que assanhavam os cabelos colocavam cinzas e mostravam que estavam jejuando, não desfigura o rosto quem faz assim já recebeu o galardão, esta se oferecendo a Deus para que ele seja honrado na tua vida, para que não vos pareça que esta jejuando aos homens e não a Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário